Biografia

EuUrca

De um modo geral, biografias comerciais, de sites, começam assim:

“Ricardo Dias é um talento blá blá blá…”. Ora, não sou o Pelé para falar de mim na terceira pessoa – embora uma analogia entre as habilidades dele no futebol e as minhas na literatura não sejam de todo inapropriadas. Ok, talvez seja ele na literatura e eu no futebol, não vem ao caso.

Sou carioca, nascido em 1963. Desenhista desde criança, cartunista um pouco depois, parei com tudo por causa da música. Violão, e clássico, mais especificamente. E logo em seguida a paixão que julgava definitiva, a luteria. Bem, não; não escrevi loteria errado nem fui me dedicar a Martinho Lutero. Sou luthier, construo e conserto violões, e a atividade chama-se luteria – ou seria chamada, os dicionários ainda não estão muito convencidos dessa palavra. O fato é que nos últimos 30 anos me dediquei a essa atividade, com razoável sucesso, como o Google pode informar.

Porém, no meio desse período, fui apresentado a um aparelho, o computador Macintosh. Com ele, pela primeira vez me dei conta que poderia produzir sem muitas barreiras. Já andava querendo escrever havia um tempo, mas a datilografia sempre foi um problema, e usar um PC convencional estava fora de cogitação, aquilo era – e é – um objeto do demônio. Ao manipular um Mac vi como a coisa poderia ser mais simples. E comecei a escrever compulsivamente, escrever inclusive sobre Macs, tive uma coluna no jornal O Dia, escrevi na imprensa especializada, participei do primeiro CD-Rom para Macs no Brasil, e logo em seguida fui apresentado aos blogs. Tive um com bastante sucesso, o Webdomadario, que chegou a ter quase mil assinantes, que rendeu um filhote, o Internetazul e em seguida, o Uirapurupariu. Questões de saúde (mental) me fizeram abandonar um pouco essas criaturas, e paralelamente eu moderava – ainda modero – um fórum exclusivo de violão clássico, o violao.org, que hoje conta com quase 6 mil membros. Só sobre violão clássico, é o maior fórum de música clássica do Brasil e um dos dois maiores do mundo no assunto específico.

Por fim, era natural que eu acabasse querendo fazer da diversão algo mais profundo. Escrevi a biografia de um grande violonista, publicada sob a Lei Rouanet, e tenho prontas algumas coisas, romances, peças de teatro, contos, poesias… Aos poucos vou municiando este sítio com amostras.

Sou contactável pelo e-mail eu seguido de rdias.net (não coloco o símbolo da arroba para evitar que robôs localizadores de mails me atulhem de spam) ou para minha agente, fhogo.mkt no gmail.com